A PRIMEIRA HISTÓRIA EM QUADRINHOS CRIADA EM COMPUTADOR
Um dia desses estava lendo um exemplar da revista
GEEK. Fora as informações técnicas para os aspirantes a
hackers,
crackers e
wannabes a revista também (tenta) trazer informação sobre cybercultura e etc. Até que me deparei com uma besteira sem tamanho: Crash, a primeira história em quadrinhos feita em computador. "Quê?? Caramba, como alguém publica uma informação dessas sem fazer uma pesquisazinha? E foi pago para isso!". De repente, perdi o interesse na revista.
Então, a quem interessar possa (e de graça), eis um resumo da
primeira história em quadrinhos por computador do mundo.
Me lembro bem do lançamento de CRASH. A Editora Abril publicou até uma pequena matéria explicando o processo de criação da HQ com uma entrevista com o autor, Mike Saenz, lançada em uma revista "formatinho" (bons tempos!). Surge o chamado "quadrinhos de autor", uma novidade de encher nossos olhos.
Mike Saenz
Na entrevista, Mike Saenz dizia que não era a primeira vez que usava um computador como ferramenta de criação.
Shatter foi a primeira experiência nas histórias em quadrinhos por computador, aliás, a
primeira do mundo.
CRASH (1988) foi a primeira
graphic novel, também de sua autoria.
Shatter, de Mike Saenz, foi criada em um
Mac de
128K e pouco tempo disponível, e lançada em 1984, por uma editora independente, a First Comics. Nenhuma editora brasileira sequer pensou em lançar algo assim no mercado. O risco do fracasso comercial era muito grande para o mercado brasileiro, até então, totalmente dominado por HQs de heróis.
Quase uma década mais tarde Mike lança
DONNA MATRIX (1993), HQ feita em
3D.
Atualmente, Mike Saenz vive da putaria, um verdadeiro
digital pimp, arrancando dinheiro de cyber-onanistas com sua
Virtual Valerie, uma prostituta virtual em CD-Rom.