20011117


THE MATRIX IS YOURS!
E o Timothy Leary perdeu essa...


Pesquisadores da Universidade de Stanford estão desenvolvendo um software que auxiliará as pessoas a terem consciência de que estão sonhando e, assim, poderem viver suas fantasias durante os primeiros momentos do estágio de sono REM.

Para os sonhadores lúcidos, dormir pode ser melhor do que viver na realidade. O Instituto de Lucidez (Lucidity Institute) da Universidade de Stanford está tornando esta tecnologia possível e, algum dia, todas as pessoas poderão realizar suas fantasias dormindo. Os "oneironautas" (ou sonhadores lúcidos) estão conscientes quando têm um sonho e podem controlar o andamento de seus próprios sonhos. Durante os sonhos lúcidos, o sonhador está consciente dentro de seu próprio sonho e, às vezes, pode direcionar os acontecimentos.
Com um pouco de prática e sem ter que tirar a cabeça do travesseiro, o sonhador pode voar, visitar lugares exóticos, ver imagens em cores mais vivas ou tomar sorvete até não poder mais. O fato de se estar acordado durante um sonho pode parecer uma contradição, mas para aqueles estão envolvidos na pesquisa dos sonhos lúcidos é tudo muito claro.
"Sonhar lucidamente permite que usemos o estágio de sono pelo qual passamos todas as noites e tenhamos uma realidade estimulante", explica o Dr. Stephen LaBergue, fundador do Instituto da Lucidez (Lucidity Institute), da Universidade de Stanford. O laboratório de pesquisa ensina pessoas a terem sonhos lúcidos.
Os budistas tibetanos, por exemplo, se utilizam dos sonhos conscientes há mais mil anos, e devotam anos à prática da meditação, que ajuda a melhorar a técnica. Para nós, que não somos budistas tibetanos, aprender a controlar um sonho é como aprender a tocar piano – alguns têm mais facilidade do que outros. "Mas a experiência é muito mais fácil do que há 20 anos, quando não tínhamos nenhuma técnica", LaBerge conta.
LaBergue conta que a experiência de se ter controle sobre os sonhos pode ser usada com fins terapêuticos. Segundo ele, há grandes chances dos sonhadores superarem problemas com pesadelos recorrentes. Pode até ajudar uma pessoa a melhorar nos esportes, aumentar a auto-confiança e a confrontar problemas evitados na VIDA DESPERTA.
"Explorando o Mundo dos Sonhos Lúcidos" (Exploring the World of Lucid Dreaming), livro escrito a quatro mãos por LaBerge e Howard Rheingold, é um dos muitos que ajudam aspirantes a iniciarem suas experiências bio-virtuais. O Instituto da Lucidez oferece grande variedade de ferramentas para aqueles que desejam controlar seu subconsciente (o "kit" inclui uma cópia do livro de LaBerge).


Wired lisergy, man!
Tecnologia semelhante viciava seus usuários em "Estranhos Prazeres" de 1995.


Esse "kit" recomenda a leitura de alguns capítulos antes do início da experiência. O livro pede que o sonhador aprenda a reconhecer "sinais de sonhos", ou seja, os sinais que aparecem em sonhos para alertar a pessoa de que ela está entrando em um ESTADO ALTERADO DA CONSCIÊNCIA. O Super Nova do Sonhador inclui uma máscara que segue os movimentos dos olhos, para reconhecer quando o estágio "Rapid Eyes Movement" (REM) começou e também para determinar quanto tempo uma pessoa leva para começar a dormir.
Dependendo da maneira como o Super Nova do Sonhador é configurado (uma determinação feita parcialmente baseada se o usuário tem sono leve ou pesado), ele emite uma série de luzes VERMELHAS aos olhos do sonhador (que, espera-se, estejam fechados), fornecendo outro sinal de que o sonho já começou e de que este é o momento certo para se fazer o que quiser dentro do sonho.

Interessado em "expandir sua consciência" a outros níveis?
Turn on! Tune in! Drop out!
Solicite o Kit Super Nova do Sonhador.


"There's a diference between knowing the path and walking the path." (Morpheus, The Matrix)
Por hora, é só.