Estou abismado com a miopia de muitas pessoas que vem postando opiniões negativas sobre Matrix Reloaded em seus weblogs. Sinceramente, acredito que as pessoas não sabem o que estão dizendo. Estão anestesiadas pela enxurrada de efeitos especias que as produções norte-americanas trazem e não estão assimilando o filme como a continuação de The Matrix.
Está todo mundo esperando para ser impactado como no primeiro filme. Sinto muito pessoal, mas, isso é impossível! O conceito já foi apresentado uma vez. Não existe maneira de criar impacto duas vezes no mesmo público com o mesmo conceito. E a idéia inicial da trilogia era fazer com que as pessoas saíssem dos cinemas filosofando sobre religião, realidade e sabe-se lá o que mais. Como é que as pessoas acham que podem receber a mesma novidade numa continuação? Não existe esta possibilidade. A não ser que se assista ao filme com o estado alterado da mente, if you know what I mean...
A tradução do que eu já li pela blogosfera é "Ah, eu quero ver uma continuação e achar que estou vendo pela primeira vez!"... E sobre os efeitos especiais, é muito mais do que já vimos. Por isso o nome "Matrix Reloaded". Mais lutas, mais situações, mais façanhas impossíveis. É uma recarga em The Matrix!
Quem procura ser inundado por novos conceitos como aconteceu no primeiro filme vai se dar mal. Depois não adianta reclamar e sair por aí falando que o filme tem efeitos especiais mal-feitos. Pois, oras... Vá fazer melhor! Nem mesmo em The Matrix os efeitos são 100% impecáveis. Acredito que os irmãos Wachowsky sabem exatamante o que fizeram. Eles sempre souberam que isto traria controversia e que o filme vai ser extremamente comentado por dividir opiniões. E isso vai, fatalmente, gerar mais bilheteria... E mais opiniões... E assim por diante, ad nauseum.
Calm Like A Bomb - Rage Against the Machine