20030329

MÚSICA CABEÇA
No final da semana passada, o pesquisador James Fung realizou em Toronto o Cyborg Echoes Deconcert, evento onde as ondas cerebrais da platéia foram gravadas, mixadas e reproduzidas obtendo "música". Cada voluntário foi conectado aos computadores por eletrodos presos nas orelhas e na parte traseira da cabeça, a fim de captar os sinais do lobo occipital, a parte do cérebro que processa as informações visuais. Antes do concerto, a platéia participou de uma sessão de meditação e exercícios respiratórios para ficarem mais relaxados. Com isso, o cérebro iria gerar ondas alfa e, conseqüentemente, uma "melodia" mais agradável. Quando está mais ativo, o cérebro produz apenas ondas beta, que parecem arranhões nos gráficos de eletroencefalogramas e são muito fracos para produzir uma boa "música". As ondas alfa, por outro lado, são fortes e contínuas. O "desconcerto" teve até percussão, obtida a partir de batimentos cardíacos de alguns dos voluntários. O resultado deste evento experimental pode ser conferido aqui (2,9 MB) e aqui (1,3 MB). Imagine só o que poderia sair da cabeça dos Gengivas Negras, Joãozinho...

Headweak - Sonar

20030328

NAVY STUFF
O golfinho K-Dog trabalha com a Marinha americana no desarmamento de minas aquáticas no porto iraquiano de Umm Qasr. Tarefa muito semelhante a de Jones, o golfinho hacker (e junkie) do conto cyberpunk Johnny Mnemonic de William Gibson. Será que estes golfinhos estão sendo "adestrados" da mesma forma?

Humano filho duma puta! Tire isso da minha nadadeira!
Clique para ampliar.

I'm Afraid Of Americans - David Bowie

20030327

GUERRA DE BRINQUEDO
Enquanto o Líder Optimus (aquele Transformer que se transformava em caminhão) vai para a guerra, a Barbie torna-se uma terrorista suicida.

Stem - Static X

20030326

HOAX?
Os belgas do Front 242 no TIM Festival (ex-Free Jazz Festival). Alguém aí pode confirmar? Obrigado.



Funkadhafi - Front 242

CUBE²: HYPERCUBE
Os fãs do filme Cube podem ficar despreocupados com a qualidade da continuação, Cube²: Hypercube. Desta vez o ambiente Cubo² não estará limitado aos obstáculos impostos no primeiro filme, trazendo possibilidades muito mais desafiadoras. Quatro dimensões, mudanças gravitacionais, salas repetindo-se, salas que se desdobram dentro de si mesmas, teleportação. Estes são alguns dos efeitos que um objeto de 4 dimensões pode produzir. Uma tecnologia fantástica baseada na teoria do caos quântico, que estuda objetos matemáticos teóricos. O filme se baseia em um tesseract - outro nome para hipercubo, um cubo de 4 dimensões. Para "visualizar" o que poderá acontecer no interior do Cubo², Joãozinho, imagine que 1 dimensão pode ser representada por uma linha (altura), 2 dimensões podem ser representadas por um quadrado (altura e largura). Se extendermos o quadrado em mais uma dimensão teremos uma terceira dimensão (altura, largura e profundidade), mas, se extendermos este objeto em mais uma dimensão teremos um tesseract. Algumas teorias afirmam que isto é considerado como a 4ª dimensão. E o que se encontra em uma 4ª dimensão espacial? Variações temporais, para dizer o mínimo... É por isso que este parece ser um filme extremamente interessante.
Cube²: Hypercube tem previsão de lançamento para o mês que vem e sairá direto em VHS e DVD, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.


Clique aqui para ver o poster.

Cube Theme - Mark Korven

20030324

VIDA INTELIGENTE NOS E.U.A.
O cineasta Michael Moore, vencedor do Oscar de Melhor Documentário pelo filme Bowling for Columbine, surpreendeu ao usar o tempo destinado para seu discurso de agradecimento para criticar a eleição de George W. Bush e a guerra contra o Iraque. Em seu discurso anti-guerra, Michael Moore ignorou a recomendação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de não falar de guerra, uma vez que a cerimônia é transmitida ao vivo para milhões de pessoas em todo o mundo. Uma atitude louvável! E pelo o que pode-se ver da mão direita de Michael Moore na foto da premiação, não era bem "shame" que ele queria dizer para o presidente Bush.



O discurso de Michael Moore: "Whoa! On behalf of our producers Kathleen Glynn and Michael Donovan from Canada, I'd like to thank the Academy for this. I have invited my fellow documentary nominees on the stage with us, and we would like to — they're here in solidarity with me because we like nonfiction. We like nonfiction and we live in fictitious times. We live in the time where we have fictitious election results that elects a fictitious president. We live in a time where we have a man sending us to war for fictitious reasons. Whether it's the fictition of duct tape or fictition of orange alerts we are against this war, Mr. Bush. Shame on you, Mr. Bush, shame on you! And any time you got the Pope and the Dixie Chicks against you, your time is up. Thank you very much."

Boom! - System of a Down

20030323

FESTIVAL SEM SAL
Divulgada a lista de bandas que vão integrar o Curitiba Pop Festival. O CAC (programa Curitiba Capital Americana da Cultura) afirmou que o objetivo do festival é recolocar a capital paranaense no roteiro de grandes eventos musicais internacionais. Sinceramente, com Breeders como a grande "atração" isto pode não acontecer. E afirmar a posição anti-hype do festival é um conformismo mal-digerido (que me desculpem os envolvidos). Imaginei que viriam nomes mais expressivos como o Amon Tobin e, num devaneio de esperança, System of a Down... Ué?!?!? Não é para ser um mega-evento? Então, eu esperava mega-atrações! Mas, esta lista não é definitiva. Segundo fontes seguras, os organizadores esperam a confirmação de outros patrocinadores, o que traria pelo menos mais sete bandas e mais um dia de festival. O negócio é torcer para a entrada de outras bandas e que este festival não venha a ser basicamente indie.

Atração principal: Breeders.
Headlines internacionais: Rubin Steiner (dia 2/5) e Stereo Total (dia 3/5).
Headlines nacionais: Otto (dia 2/5) e Nação Zumbi (dia 3/5).
Shows de abertura:
Primal (Curitiba)
Catalépticos (Curitiba)
E.S.S. (Curitiba)
Svetlana (Curitiba)
Feichecleres (Curitiba)
Criaturas (Curitiba)
Grenade (Londrina / PR)
Cachorro Grande (Porto Alegre / RS)
Walverdes (Porto Alegre / RS)
Vurla (São Paulo/ SP)
Suite #5 (Campinas / SP)
Valv (Belo Horizonte / MG)
MQN (Goiânia / GO)
Tara Code (Recife / PE)
OBS.: O Suite Minimal está fazendo falta nesta lista de shows de abertura.


Festival "Playmobil"...

Verbal - Amon Tobin