20020324


A PRIMEIRA HISTÓRIA EM QUADRINHOS CRIADA EM COMPUTADOR


Um dia desses estava lendo um exemplar da revista GEEK. Fora as informações técnicas para os aspirantes a hackers, crackers e wannabes a revista também (tenta) trazer informação sobre cybercultura e etc. Até que me deparei com uma besteira sem tamanho: Crash, a primeira história em quadrinhos feita em computador. "Quê?? Caramba, como alguém publica uma informação dessas sem fazer uma pesquisazinha? E foi pago para isso!". De repente, perdi o interesse na revista.
Então, a quem interessar possa (e de graça), eis um resumo da primeira história em quadrinhos por computador do mundo.
Me lembro bem do lançamento de CRASH. A Editora Abril publicou até uma pequena matéria explicando o processo de criação da HQ com uma entrevista com o autor, Mike Saenz, lançada em uma revista "formatinho" (bons tempos!). Surge o chamado "quadrinhos de autor", uma novidade de encher nossos olhos.


Mike Saenz

Na entrevista, Mike Saenz dizia que não era a primeira vez que usava um computador como ferramenta de criação. Shatter foi a primeira experiência nas histórias em quadrinhos por computador, aliás, a primeira do mundo. CRASH (1988) foi a primeira graphic novel, também de sua autoria.



Shatter, de Mike Saenz, foi criada em um Mac de 128K e pouco tempo disponível, e lançada em 1984, por uma editora independente, a First Comics. Nenhuma editora brasileira sequer pensou em lançar algo assim no mercado. O risco do fracasso comercial era muito grande para o mercado brasileiro, até então, totalmente dominado por HQs de heróis.
Quase uma década mais tarde Mike lança DONNA MATRIX (1993), HQ feita em 3D.
Atualmente, Mike Saenz vive da putaria, um verdadeiro digital pimp, arrancando dinheiro de cyber-onanistas com sua Virtual Valerie, uma prostituta virtual em CD-Rom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sistema de comentários é disponibilizado aos leitores do "Nível 3" exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste weblog. Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.