20060706

A VERDADE SOBRE A VERDADE

Acho engraçado como são as coisas... Ao que parece, a dita sensatez é delimitada por parâmetros de ceticismo. Quanto mais cético, mais sensato. Na minha opinião isso é outra forma de ser bitolado, mas enfim... Serei mais específico.
Li várias opiniões sobre a atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo, desde os mais paranóicos (e mais divertidos) até os mais sensatos (céticos). Em alguns casos, isso meio que acabou virando uma análise do comportamento do brasileiro médio e da mídia espalhada pela blogosfera.
Pois bem, não estou aqui para dizer a verdade, até porque eu não sei, mas também não vou começar a despejar críticas sobre a evidente falta de objetividade (e porque não, inteligência) do povão.
O povão vai votar no Lula de novo? Vai. Mas vai votar porque ficou pensando na copa? Não, vai votar porque não teve educação e não tem discernimento claro das coisas. Porque não tem trabalho e tem que correr atrás pra continuar vivendo. E, principalmente, porque alguém está ganhando dinheiro com o fato das coisas "serem como são". E porque as coisas ficaram dessa forma? Por causa das copas? Acho que não, né? Quem teria interesse em deixar o nível educacional tão rasteiro? Nem precisa responder... Vão dizer que eu estou vendo mais uma teoria conspiratória a la Juca Kfouri, que por sinal, tem lá seu ponto de vista e não deixa de ter razão em dizer o que diz. Afinal, ele é pago pra isso.
E aí? Tenho que criticar o povão que abstrai a própria realidade procurando entender a pífia atuação da seleção canarinho e do técnico teimoso? Também não, porra! Deixa o povão! Eles só querem pão e circo... Ah, isso te incomoda? Então faça alguma coisa.
Só para encerrar a questão, cerca de 15 anos atrás o Brasil era cobrado por alguns orgãos internacionais para se dizer como um "país em desenvolvimento". Para isso, era preciso atingir algumas cotas. Coisa de estatística... Uma delas era elevar o número de habitantes cursando o 2º grau. Qual foi a solução? As Secretarias de Educação diminuiram a média escolar de 6,0 pontos para 5,0 e passaram uma recomendação às escolas públicas: evitar a repetência. Em outras palavras, o aluno era "ajudado" na sua aprovação. Esse aluno hoje é eleitor, consumidor e torcedor.
Preciso dizer mais?

Shame and Scandal - Madness

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sistema de comentários é disponibilizado aos leitores do "Nível 3" exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste weblog. Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.